Estudo de Moléculas Fotônicas Integradas para Monitoramento de Sinais Biológicos(2023-atual)
Moléculas fotônicas integradas baseadas em múltipas microcavidades acopladas são fundamentais para criação de plataformas promissoras para detecção e monitoramento compacto de sinais químicos e biológicos de alta sensibilidade e confiabilidade. No entanto, diversos desafios nessa área de sensoriamento integrado ainda estão em aberto, tais como a demonstração de chips fotônicos miniaturizados, integrados com plataformas eletrônicas, de baixo custo e com a capacidade de realizarem detecções de multiparâmetros simultaneamente. Nesse contexto, esse projeto multidisciplinar combina a experiência de pesquisadores em integrar múltiplas moléculas fotônicas para gerar chips fotônicos com respostas espectrais eficientes com pesquisadores capazes de aplicar técnicas inovadoras de processamento de sinal utilizando aprendizado de máquina e redes neurais, a fim de vencer esses desafios abertos no campo de monitoramento de sinais biológicos criando novos circuitos fotônicos integrados e com plataformas digitais que garantem a capacidade de detecção multiparâmetros de diversos analitos alvos.
Pesquisadores envolvidos
Luis Alberto Mijam Barea (coordenador), Samuel Nogueira, Andre Carmona.
Produções e trabalhos
Teses, dissertações e monografias:
- Projeto, fabricação e caracterização de Molécula Fotônica baseada em três anéis acoplados para aplicação em Telecomunicação e Sensoriamento (Mestrado em andamento - Nathan Gonzaga Saraiva).
- Sensores Óticos baseados em Moléculas Fotônicas para Detecção da Concentração de Hemoglobina no Sangue utilizando Luz Espalhada (Projeto de Iniciação Científica em Andamento - André Camilo Terra Costa).
- Moléculas Fotônicas baseadas em Microcavidades Acopladas em Polímeros para Redução da Complexidade de Fabricação e Aplicações em Sensoriamento Ótico Integrado (Projeto de Iniciação Científica em Andamento - Letícia de Oliveira Morais).
- Estudo de Sensores Óticos baseados em Guias de Ondas integrados com Materiais Absorvedores (Projeto de Iniciação Científica em Andamento - Otavio de Paiva Pinheiro Neto).
Tipo de financiamento
- 2 bolsas de iniciação científica (CNPq)
- 1 bolsa de iniciação (FAPESP)
Áreas envolvidas
- Fotônica Integrada
- Aprendizado de máquina
- Redes Neurais / Aprendizado de Máquinas