Identificação de atividades cotidianas no monitoramento de pacientes com baixa locomoção (2022-atual)
O comportamento sedentário após o acidente vascular cerebral (AVC) e a inatividade física aumentam o risco de um AVC recorrente, representando um grande impacto para a economia mundial, principalmente em países de baixa e média renda. Avançar em tecnologias de baixo custo para monitoramento da atividade física pode contribuir para ações preventivas e criação de programas de reabilitação mais efetivos, reduzindo os gastos públicos com internações e tratamento nesta população. Assim, neste projeto propomos o desenvolvimento de aplicações e métodos para o monitoramento de atividades em indivíduos com baixa mobilidade.
Pesquisadores envolvidos
Samuel L. Nogueira (coordenador) e Thiago L. de Russo
Produções e trabalhos
Revistas:
Conferências:
- Classificação computacional de atividades diárias com membros superiores em rede neural de reconhecimento de padrões utilizando sensores inerciais. (IBERDISCAP 2023 - aceito)
Teses, dissertações e monografias:
- Intervenções para mudança do comportamento de movimento e o desenvolvimento de uma plataforma para o monitoramento de atividade em reabilitação (MARe) para indivíduos pós-acidente vascular cerebral (Tese - Simone Garcia)
- Identificação de atividades cotidianas com membros superiores através de sensores inerciais (Dissertação - Paulo Girardi)
Tipo de financiamento
- 1 bolsa de doutorado
- 1 bolsa de mestrado
- 1 bolsa de iniciação científica
Áreas envolvidas
– Filtragem, processamento e fusão de sinais biomédicos.
– Sensoriamento: sensores inerciais, encoders, FSR, entre outros.
– Aprendizado de máquinas.